terça-feira, 23 de julho de 2013


DICA : COMPRAS NA INTERNET

Quem nunca fez, ou pelo menos sentiu vontade de fazer uma comprinha pela internet e se perguntou: Aii, e se o site não for confiável? e se eu não receber meus produtos? e se meu cartão for clonado? 
Bom, todas nós sabemos, que nos dias de hoje essas dúvidas são super comuns e até naturais, pois o que mais tem é gente querendo tirar vantagem do dinheiro dos outros.
Achei interessante falar sobre esse assunto, já que a maioria de nós, amamos umas comprinhas, e nem sempre é possível comprar diretamente em uma loja física, isso decorre de vários motivos, como por exemplo de não haver certo produto em nossa cidade. Pra quem mora em grandes cidades como São paulo, o problema é outro : Pra quê sair de casa, encarar o trânsito caótico, se eu posso fazer comprar tudo através da internet e receber em mãos no conforto do meu lar? Enfim ... são inúmeras as vantagens de fazer nossas compras pela internet, até mesmo pelo preço, pois em certos sites o precinho é bem mais amigo. 
Resolvi escrever este post em formas de perguntas, assim eu esclareço as principais dúvidas que as pessoas têm ao fazer compras pela internet, e não falo mais que o necessário. ( nem gosto né? haha)
Lembrando que eu mesma '' criei as perguntas ''.
Então chega de blábláblá, e vamos ao que interessa.



1. Comprar pela internet é seguro?  Você compra em qualquer site?
Isso depende muito do site que você vai comprar, e para isso é preciso que você leia a política do site, ou da empresa, além de pesquisar no nosso amigo expert : ' google' . 
Se estou comprando pela primeira vez em determinado site, eu SEMPRE procuro as críticas e comentários de pessoas que já compraram, ou utilizaram o serviço. 
Importante : Você deve ficar atenta nas críticas. Se são do tipo : ah! demorou muito pra chegar .. etc .. 
você deve ter em mente que nem sempre é culpa da loja, pois grande parte dos atrasos, os culpados são os correios, que aliás, por exercerem serviço em caráter de monopólio, se aproveitam da nossa paciência. 
Ou de repente as críticas são : Paguei e não recebi minha mercadoria. 
Aí sim você deve ficar atenta, e pesquisar ainda mais sobre o site. 
Outra coisa : Nada de ler os primeiros três comentários e achar que a empresa é uma porcaria. Não vamos julgar antes de verificar as coisas com mais calma.

2. Você já teve problemas com alguma empresa/ site em relação a suas compras?
Gente, eu vivo comprando coisas pela internet, e na maioria das vezes são maquiagens, e nunca tive problemas. Sempre recebi minhas compras. Nunca foi debitado do meu cartão um valor diferente daquele descrito no site. Se parcelei em 2 vezes, foi me cobrado em 2 duas, portanto, nunca parcelei uma compra e o valor foi debitado de uma só vez, como já vi pessoas dizendo que já viram acontecer. 
Mas como eu disse : Sempre procuro saber bem sobre o site antes de comprar. E geralmente procuro indicações a respeito também. 
AH! importante : Nunca precisei fazer troca de mercadorias, portanto não tenho experiência para dizer como funciona. O que eu sei é que se a empresa faz troca no próprio site já vem essas informações, bem como se ela não as faz, deve constar no site. 

3. Devo duvidar quando o preço está muito inferior ao do mercado em geral?
Sim, você pode e deve duvidar dos preços muito baixos oferecidos por algumas lojas online. 
Neste caso, você deve entrar em contato com a loja, se certificando da veracidade e legitimidade do produto. Muitas lojas vendem ' réplicas' tanto de produtos de maquiagens, como também perfumes, roupas e eletrônicos. Hoje em dia sabemos que você pode encontrar milhares de falsificações no mercado, de absolutamente todo e qualquer produto, por isso fique atenta as características dos produtos e preços. Não tenha vergonha e questione a autenticidade daquilo que você quer adquirir. Se for uma loja séria, ela com certeza vai lhe informar que trata-se de um produto não original. 

4. O que significa aquele cadeado que vejo em certos sites? 
Aquela ilustração de um cadeado, significa que o site é considerado seguro e por isso não memoriza sua senha e seus dados pessoais, ou seja, não irá gerar arquivos com seus dados, porém você não deve confiar apenas nisso, esta é só uma das coisas que você deve observar, uma vez que eles também podem ser copiados e usados em sites fraudulentos.

5. E o frete? É por minha conta?
Bom, geralmente quem paga o frete é o comprador, mas no entanto algumas lojas oferecem o frete gratuito para atrair mais clientes, afinal você vai economizar algum dinheiro, que poderá ser usado para gastar na mesma compra. Este é o objetivo da loja. Ocorre que quando a loja é quem arca com o frete do produto, ela normalmente o oferece na modalidade PAC , que é a encomenda econômica dos correios, e normalmente demoram uns dias a mais para receber, do que você receberia se fosse através do SEDEX por exemplo. 
O valor que você vai pagar, vai depender de onde o produto está e até onde ele irá, ou seja, da loja até a sua casa. O peso do produto muitas vezes é levado em conta. Mas isso tudo você verá ao fechar a compra, pois será necessário colocar o seu CEP. 
AH! e muitas vezes você recebe um código de rastreio, para acompanhar seu pedido, no site dos correios.

6. Devo guardar algum comprovante? 
Sim. Com certeza você deverá guardar o comprovante da compra, que normalmente aparece assim que você efetua o pedido. É como se fosse um recibo, ou um relatório, especificando quais produtos você comprou e qual o valor final, bem como em que condições você efetuou a compra. 
Guarde também o e-mail que você receberá confirmando sua compra e pagamento. É muito importante.

7. E se o site for internacional? como o Ebay por exemplo.
Bom, neste caso, ou você deverá entender um pouquinho de inglês, ou deverá usar um tradutor para auxiliar. 
Isso não é por bobagem não. Há muita gente séria, mas infelizmente nem todo mundo é assim.
Por isso é importante que você consiga traduzir exatamente tudo que está no anúncio, para que não haja problemas depois. Como por exemplo : você esqueceu de verificar o tamanho da bolsa que você comprou, ou não viu que tratava-se de uma réplica, ou mesmo que o determinado vendedor não enviava produtos para o Brasil. Porque no ebay, há milhares de vendedores que não enviam para todos os países, por isso é importante verificar todos esses detalhes antes. 

8. E se o produto custar em dólar? 
Bom, este é o caso do ebay. Os produtos lá são todos cobrados em dólar. Mesmo que venham de outros lugares do mundo, que não utilizem essa moeda, será cobrado em dólar. Portanto se o valor for em libras, o site já mostrará o valor aproximado em dólar. 
Muito importante : Vou usar o exemplo do meu cartão que ficará mais fácil : O vencimento da minha fatura ocorre no dia 17 de cada mês, portanto até o dia 10 mais ou menos o que eu comprar será pago no mesmo mês, ou seja, uma semana depois. O que acontece é que você só ' pagará ' no vencimento de sua fatura. Portanto se você efetuou a compra hoje ( dia 23/07/2013) , e o dólar custava 2,23 , e no dia 17/08/2013 quando vencer minha fatura o dólar estiver valendo 2,50 é este valor que eu vou pagar. Portanto esteja preparada para imprevistos, pois poderá gastar um pouquinho mais. ( Isso foi por experiência própria, de quando comprei na Sigma.)

9. Em relação a maquiagem, o que eu não devo arriscar?
Não é que você não deve, mas já falamos aqui, que comprar base, e corretivo, sem que você conheça as cores e como o produto ficará na sua pele, é super complicado. 
Portanto se puder, vá até uma loja, experimente e então se valer a pena, compre pela internet. 
Arriscar em base e corretivo, de marcas caras, tem grandes chances de você errar e ficar insatisfeita, principalmente  pelo gasto desnecessário. 

10. Quais sites de maquiagem você indica? 
Bom, eu vou indicar sites em que eu já comprei, e tive boas experiências, como a SephoraShopBelaFlor de meninaSigma BeautyÉpoca

Espero muito que vocês tenham gostado das dicas, que tenha ajudado a esclarecer alguma eventual dúvida. E qualquer outra dúvida, me deixe nos comentários que eu responderei com o maior prazer se souber.
Boas compras! 
Um beijo, fiquem com Deus, e até o próximo 





6

6 comentários:

Unknown disse...

gostei de todas as dicas, tento seguir todas para nao correr perigo ou perder minhas comprinhas!! lindo seu blog, viu?? bjos

www.meninadeouro.net
Intagram: @simeiajs

Anônimo disse...

nossa, eu adoro seu blog. Você se expressa bem, fala bem, e explica tudinhooo
Com certeza se continuar assim vai ser uma blogueira de sucesso.
Tudo de bom bia, continue postaando.
bjjjj

Anônimo disse...

A-M-E-I !
Está de parabéns Bia, queremos mais posts.
E porque você não grava vídeos?
eu ia adorar ..
beijos

Unknown disse...

Obrigada meninas .. Voltem sempre, e continuem acompanhando as novidades !
Beijinhos, Bia!

Anônimo disse...

vais continuar atualizando o blog né? *---*

Unknown disse...

Oii, simm, vou continuar atualizando sempre que eu puder.
Beijos, e volte sempre.

Postar um comentário